sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Entenda o filme “A Origem” – Inception

(Texto e imagens estraídos do site: http://brincanagem.com.br/?p=1711)

              Se você viu “A Origem – Inception” e quer entender melhor o final ou mesmo criar uma dúvida em sua cabeça continue lendo, caso não tenha visto, que diabos você está fazendo aqui? Saia já do blog e vá correndo ver! Isso mesmo, correndo!!!
               Bom, agora que já afastamos os intrusos que não deveriam estar lendo isso e sim vendo a esse maravilhoso filme, vamos tentar desmembrar a trama do filme afim de que nenhuma dúvida permaneça, ou que criemos algumas mais.
             Resolvi escrever essa pequena dissertação a respeito do mundo criado por Nolan após ver  que as pessoas que saiam da sala de exibição eram um misto de confusas e extasiadas com esse filme interessantíssimo para dizer o mínimo. Com esse textículo (ainda introduzirei essa palavra no dicionário) pretendo não explicar de maneira categórica os significados e o final do filme, até porque não tem como explicar de forma definitiva qualquer dos aspectos do filme.
               Vamos separar o filme em categorias, que serão:
- Os níveis de sonho e Tempo

- Participantes do Sonho

- O fim propriamente dito

Os níveis de sonho e Tempo
             No filme eles explicam que o tempo dentro de cada camada do sonho é aumentado de forma exponencial. Isso porque a percepção de tempo acordados usa uma pequena porção de nosso cérebro e depende da física do mundo a nossa volta para existir.
             Durante o sonho, o cérebro usa uma parcela maior da capacidade cerebral e além disso, por não haver uma física do mundo que nos rodeia a não ser a criada pelo cérebro, o tempo se torna algo que depende exclusivamente do mundo criado pela sua mente. Em cada nível dos sonhos você usa uma proporção maior de sua capacidade cerebral, o que aumentaria em muito o poder de processamento de sua mente e por conseqüência faria o tempo acelerar.
            O sonho dentro do sonho coloca cada vez mais você longe da realidade. Quanto mais fundo você for, mais longe sua mente estará da realidade. Isso explica o porque do Limbo ser um nível de sonho tão difícil de se acordar. O mundo do Limbo se torna tão real que a mente não tem porque acordar, pois aceita o mesmo como realidade.
             A mente trabalha de forma tão rápida no limbo que minutos são transformados em anos. Quando Saito morre do tiro que ele tomou no nível 1, sua mente cai no limbo. Os poucos minutos de sua morte no nível 3 são diversos anos no limbo. Saito já é um homem idoso quando Cobb o encontra.
             Mal (cópia) apunhala Cobb o que ocasiona a volta de Cobb ao limbo e às margens da casa de Saito no limbo. Quando Cobb tem que voltar do limbo, sua mente já não se lembra da realidade. O token que ele trazia lembra Saito dele num pasado distante e a menção das orações “Salto de fé” e  “Homem velho cheio de arrependimentos, esperando pela morte”, oriundas de diálogos significativos entre ambos funcionam como um gatilho que lembra a eles da realidade. Fica subentendido que ambos “suicidam-se” no limbo e retornam a realidade no avião.
Veja gráfico abaixo para melhor entendimento:

Clique na figura para para ver maior
Créditos para Rick Slusher, criador desse gráfico maravilhoso
Participantes do sonho
             O Extrator – O extrator é o mestre dos trapaceiros, uma pessoa que consegue manipular sua vítima para revelar seus segredos mais profundos. Na realidade, ele funciona como um clássico “171” que cria circunstâncias para que a vítima seja ludibriada. Nesse filme interpretado por Leonardo di Caprio.

             O arquiteto – O arquiteto é o designer do sonho em que o extrator levará a vítima. Pode-se traçar um paralelo com um designer de games, exceto que nesse caso ele cria as “fases” dentro do sonho, com sutilezas estéticas e táteis. A vítima é trazida para dentro do mundo construído e o preenche com detalhes do seu próprio subconsciente e memórias, o que convence que o sonho construído pelo arquiteto é real – ou ao menos, o sonho da própria vítima.


             O arquiteto pode manipular a física do sonho, podendo criar paradoxos, tal qual a escada infinita, no sentido de tornar o sonho em uma espécie de labirinto. O labirinto é construído no sonho de forma que: a- A vítima não chegue ao fim do mundo criado e perceba se tratar de um sonho. B- Para que a vítima percorra o labirinto, levando o extrator ao lugar onde os segredos da vítima são mantidos.
             O sonhador – O arquiteto e o sonhador não são necessariamente a mesma pessoa. O arquiteto desenha o mundo do sonho/labirinto e pode ensinar o labirinto para o sonhador. O sonhador é a pessoa em que a mente na verdade abriga o sonho e é na mente do sonhador que a vítima é levada para ser enganada pelo extrator. O sonhador permite a vítima que preencha com conteúdo de seu subconsciente e se a estabilidade do sonho não for mantida o subconsciente da vítima vai perceber estar sendo ‘invadida’ e tentará eliminar o sonhador para se libertar.

             O falsificador –Eames é um mestre na imitação de maneirismos das pessoas – e no mundo dos sonhos ele pode imitar suas aparências. Ele é uma peça chave no primeiro nível, pois Eames interpreta Peter Browning (Tom Berenger), conselheiro de Robert Fischer.
            Usando a imagem de Browning, Eames sutilmente sugere a Fischer a mudar alguns de seus conceitos a respeito do mesmo, como podemos perceber pela imagem criada por Fischer de Browning no Segundo nível do sonho, no hotel.
             Mal (e sua cópia) – Mal é o personagem que traz ao filme questionamentos complexos a respeito da realidade. Mal e Cobb viveram no limbo por muito tempo e ela acabou por adotar o mundo criado por ela como real. Para mostrar que o mundo em que viviam não era o real, Cobb insere em Mal a idéia de que o mundo que ela vive não era o real. No entanto, como percebemos no decorrer do filme ela trouxe essa noção em seu subconsciente mesmo depois de sair do limbo, o que fez com que ela se suicidasse afim de voltar ao mundo real.

             No climax do filme quando Cobb e Ariadne chegam ao limbo, Mal (cópia) levanta uma questão a Cobb (e por conseguinte à audiência) se a perseguição por corporações conspiratórias não é um sonho. Levantando a questão de se toda a história que acompanhamos de Cobb não se trata apenas de um sonho.
             Mesmo quando você está acostumado com a idéia do sonho dentro do sonho, acompanhar a sequência em que o time de Cobb entra nas três fases do sonho de Fischer pode ser complicado acompanhar qual o ‘sonhador’ de cada fase. Segue uma pequena explicação de quem é o sonhador de cada nível:
  1. Cidade chuvosa –  Yusuf o químico é o sonhador desse nível. Yusuf estava tomando champagne no ‘mundo real’, no avião, então quando está adormecido, está com vontade de urinar, por isso a chuva. Yusuf é o motorista da van, pois o sonhador do nível deve ficar no nível que criou.
  2. O hotel – Arthur sonha o hotel, e por isso ele deve permanecer ali enquanto o resto do time desce para o nível seguinte (Fortaleza na neve).  Durante a queda da van da ponte, os corpos dos ‘sonhadores’ começa a flutuar, dado que no nível anterior os corpos dos ‘sonhadores’ experimentam uma alteração na gravidade.
  3. Fortaleza na neve – Eames sonha esse nível. Nessa parte do filme é questionável o porque de não haver alteração na gravidade do sonho. Pode-se considerar um nível de sonho tão profundo que a alteração de gravidade no nível anterior não afeta ou apenas uma falha no roteiro.
  4. Limbo – Limbo é um nível do sonho que compreende a parte mais profunda do subconsciente. Como todas as pessoas que participaram do sonho estão sedadas fortemente, se morrerem iriam para o limbo e aparentemente, depois do terceiro nível do sonho, ao sonhar você chega ao limbo, caso de Cobb e Ariadne, que vão resgatar Fischer.
O Fim
             O final de  “A Origem” é extremamente complexo e dar uma teoria definitiva a respeito do que realmente acontece seria leviano. No entanto vamos apresentar teorias e evidências que apoiam as mesmas.
             O token em forma de pião que encerra o filme foi obviamente um artifício para deixar o espectador em dúvida se Cobb está ou não dentro do sonho ainda.
             Ele deixa ainda algumas dicas de que o que vemos no fim não é a realidade, para nos dar ainda mais a sensação de dúvida:
- Saito realmente liberou a entrada de Cobb com apenas uma ligação?
Saito acorda e liga para alguém e simplesmente como mágica a entrada de Cobb nos EUA está liberada. Estranho não é? Muita gente achou. Mas gente com tanta grana é capaz de fazer muita coisa que nem posso imaginar.
- O que o sogro de Cobb, Miles, que estava na França foi fazer nos EUA?
Primeiro que me incomoda em muito Miles, mesmo sendo sogro de Cobb o tratava tão bem sendo que na verdade ele é considerado responsável pela morte de Mal.
             Primeiro, me impressionou Miles ser o sogro e não o pai de Cobb. Procurei fontes e achei uma que isso é verdade.
            Com relação ao porque ele estava nos EUA, no começo do filme Cobb está falando com as crianças e diz a elas que mandaria presentes pelo seu avô. Portanto ele deveria estar indo aos EUA em data próxima.
- As crianças tem a mesma idade da última memória dele e estão vestindo as mesmas roupas?
No final do filme as crianças vestem roupas similares à memória, mas os tênis delas são diferentes. Com relação às idades das crianças, segundo a IMDB, tem dois pares de atores fazendo os irmãos Philipa e James. Philipa com 3 e 5 anos e James com 20 meses e 3 anos de idade.
- Por que ele teria recebido do advogado ou similar uma passagem de fuga e não teria tempo nem de abraçar seus filhos?
Essa cena me incomodou muito particularmente, 5 minutos a mais não são nada. Mas enfim…
- Por que Ariadne se interessa pelo ‘serviço’?
Ariadne é uma brilhante e promissora arquiteta, porque se meteria com uma gangue de vigaristas para “arquitetar” durante os sonhos se não foi demonstrado em momento algum que partilhar sonhos é uma atividade ilegal. Apenas Inserções e extrações são ilegais.

Primeira teoria a respeito do final.

- O pião (token) cai e é tudo real.


Segunda teoria que cria ramos para diferentes teorias a respeito do final:
- O pião não cai. E não é a realidade que estamos vendo. No entanto, desde quando o que assistimos não é realidade?
Poderia ser a partir do momento que Cobb vai ao limbo.
Ou poderia ser também a teoria que eu mais gosto por ser mais elaborada e que segue:
            No início do filme vemos como Cobb está obcecado em saber se a realidade em que vive realmente não é sonho. Vemos ele rodando o token e esperando ele parar de rodar segurando uma arma.
            O sogro de Cobb nos é apresentado como um precursor da navegação de sonhos e que ele quem ensinou ao genro como fazê-lo.  No entanto, não parece guardar nenhum rancor com relação a ele pela morte da filha, deixando implícito que ou ele acredita na inocência do genro ou porque a morte da filha nesse plano não importa (teria ela ido para a realidade ao pular do prédio?).
            Miles tem dois enormes tormentos na vida. Sentir-se culpado pela morte de Mal e não poder reencontrar seus filhos.
            Miles contrata Nash, o primeiro arquiteto e Saito para ajudar a inserir a ideia de que ele não é culpado pela morte de Mal. Saito oferece como recompensa de um serviço a Cobb o que ele mais deseja, ver os filhos. Nota-se que tendo essa premissa como verdadeira, a indicação de um arquiteto é agora tarefa de Miles.
Quem é contratada para o serviço é Ariadne (nome de origem grega, de uma princesa que ajuda Teseu a sair do labirinto do Minotauro), que parece bastante interessada  a respeito da relação entre Cobb e Mal, desde o início.
            Seria,  portanto Ariadne a responsável por inserir essa nova ideia na cabeça de Cobb.
            Partindo dessa premissa,  tem sentido Ariadne tentar acompanhar Cobb em todos os níveis de seus sonhos e finalmente conseguir seu objetivo de inserção.
            Cobb no final estaria então livre de qualquer sentimento de culpa pela morte de Mal, mas estaria ainda no final dentro de um sonho.
Considerações finais:
            Como se pode perceber, não existe um final definitivo, mas espero ter ajudado às pessoas que ficaram com algumas dúvidas a repseito do desenrolar do filme.
Se acharam algo errado ou desejarem questionar algo a respeito do filme comentem, que eu tentarei responder.
Bonus! Editado em 26-08-2010
Vejam que GENIAL!

 texto e imagens extraídos do site: http://brincanagem.com.br/?p=1711





15 comentários:

  1. Assisti novamente, e procurei na ent outras ideias, achei a sua e concordo com a segunda teoria rs

    ResponderExcluir
  2. O pião de Mal no fim do filme não representa o token de cobb, por isso se ele cai ou não no final não é relevante, o que é realmente relevante é captar que o pião representava uma lembrança que cobb não queria esquecer nunca, Mal, e quando ele roda o pião e não espera para ver se ele cai ou não nos diz que cobb finalmente superou o que aconteceu com Mal e que agora deixa essas lembranças de lado para poder viver sua vida sem se preocupar se ainda esta sonhando ou não. Foi o que eu entendi, comentem o que acham :)

    ResponderExcluir
  3. por um lado vc tem razão porque aparece a parte em que mal teria se jogado do prédio e morrido mas não aparece ela morta ou o pai dela se preocupando com isso depois, e não teria lógica o token de mal funcionar com o cobb.
    mas olhando por outro lado ele disse que nao conseguia se lembrar dos rostos de seus filhos enquanto sonhava e por isso o final não tem muito sentido por que os filhos dele viram o rosto e aparece a face deles por isso o filme tem como o objetivo nos ajudar a pensar ou a quebrar a nossa cabeça

    ResponderExcluir
  4. tem a teoria do anel tbm, da aliança dele...Que ele so usa aliança quando esta sonhando...e no final do filme ele está sem ela,ou seja realidade...

    ResponderExcluir
  5. Vocês se esqueceram de uma coisa:
    o token não era de Cobb e sim de Miles!

    ResponderExcluir
  6. 1° o token de cobb não é o pião, o token de cobb é a aliança. quando ele esta sonhando ele esta usando a aliança e no final ele esta sem a aliança portando ele sabe q esta na realidade. 2° em nenhum momento o pião oscila no filme, apenas no final do filme, portanto se oscilou é pq vai cair! resumindo... o final cobb esta na realidade e não é sonho!

    ResponderExcluir
  7. GENTE! TUDO ISSO! TUDO ISSO É UM SONHO !
    VOCÊ AÍ NA FRENTE DO PC LENDO ESSES COMENTÁRIOS, ASSISTINDO ESSE FILME, VOCÊ ESTÁ DORMINDO SABIA ?TUDO ISSO É UM SONHO, NÓS TODOS ESTAMOS DENTRO DE UM SONHO.

    ACREDITEM !

    LEONARDO DI CAPRIO NÃO É REAL, É UMA PROJEÇÃO kkkkk

    É SÉRIO MESMO ! INCLUSIVE AGORA TODOS NÓS ESTAMOS COMPARTILHANDO UM SONHO ! kkkk

    TUDO ISSO É UM SONHO !

    ResponderExcluir
  8. a empresa que persegue o Cob "dentro da realidade" se chama Cobol, acredito que mais uma referência à possibilidade de ele estar sonhando desde o início do filme.

    ResponderExcluir
  9. Embora seja um filme cheio de ilusionismo e complexo na trama, o que chamou a minha atenção perceber algumas situações que diz respeito à realidade. Uma delas foi a possibilidade de que as pessoas podem se reencontrar e sairem de um mundo que as atormenta no consciente? O personagem de Leornado Di Caprio no final do filme, perceber que tem que seguir em frente. Aceita a morte da esposa e encara a realidade voltando para casa e aceitando se reencontrando com os filhos(no final o filme mostra os rostos dos filhos). Durante a trama, em várias cenas isso não foi possível. O personagem que aparece como herdeiro, no final consegue abrir e encontrar no cofre o brinquedo que mostra que o pai o amava e queria que ele seguisse em frente por si mesmo. Os outros atores que ajudam o personagem de Leonardo di Caprio são como (anjos), pessoas que surgem na vida para ajudar-nos a superar as fases difíceis. O empresário que contratou o Di Caprio configura como aquele (aquilo) que tira nossa centralidade e pode nos leva ao risco de perder a nossa identidade.

    ResponderExcluir
  10. ta mais e a primeira vez que eles morrem no limbo eles vão pra onde se não a realidade ?

    ResponderExcluir
  11. Olha o peao ele roda mas dar pra perceber que ele perde sua força ni giro e está a ponto de cair

    ResponderExcluir
  12. Só não entendo como o Dom acorda no avião antes da Adriane, sendo que ele perdeu o salto.

    ResponderExcluir